segunda-feira, 5 de outubro de 2009

8ª Oficina de estudos - Avançando na prática 01: Motivando os alunos para a leitura. (adaptado)



Este avançando na prática sugere que se trabalhe com os livros citados no texto do TP. Porém, como eu não dispunha dos livros indicados, elaborei esta atividade.
1. Antes de tudo, para motivar a leitura, é IMPRESCÍDIVEL que o professor seja leitor, que goste de ler. Caso contrário, não irá convencer seus alunos do prazer de ler.
2. Planejamento: não tem como motivar para a leitura, se não conhecer o material que irá apresentar e oferecer. Chegar correndo na escola e pegar um monte livros na biblioteca e pedir que os alunos escolham um para ler, sem lhes dizer do que se trata, também não irá funcionar.
3. Obrigar os alunos a lerem e ameaçar a cobrança da leitura em uma prova ou com nota, também não ajudará os alunos a se tornarem leitores. Eles poderão até fazer a atividade, mas com uma raiva danada.
4. Então, a sugestão é a seguinte: separe com antecedência, os vários gêneros de leitura (literatura, leitura informativa, instrucional, religiosa, entretenimento, lazer, auto-ajuda, etc). Separe por categoria e monte uma mesa na sala ou um canto, exponha o material ( como na foto).
5. Apresente cada tipo de leitura (não é necessário que você leia tudo, mas que tenha lido alguns, para contar sobre contem o livro, a revista), mas que diga do que se trata cada material exposto, como se fosse um vendedor de livros.
6. Após, peça que os alunos escolham o que mais lhes agradam e justifiquem. Assim, podemos traçar um perfil das preferências da turma. Alguma coisa o aluno vai escolher. Caso tenha alguém que não tenha gostado de nada do que foi apresentado, peça que fale qual é o seu tipo de leitura, para que seja providênciado.
Obs. Fiz com as cursistas, deu certo. Tente com seus alunos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário