terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Luíza Cristina - E.M. P. Sírio Borges


Um sonho sonhado

O sonho de ensinar
A vontade de dividir
E a esperança de vencer.
Tornaram-me um dia professora.
Metade de minha vida fica aqui,
Nas salas, em cada canto do pátio.
Em cada espaço desta escola.
No giz, apagador, diários...
Tem um pouco de mim.

Nessa meia vida
Aprendi como me deixar cortar num dia
E voltar inteira no outro.
Pois, do contrário, eu não sobreviveria.
Aprendi que nem todo aquele que lhe sorri, é pelo menos, seu “colega”.
Mesmo partilhando a sua vida, todo dia.
Que nas horas mais difíceis,
É quando menos te entendem e te amam.

E que mesmo sem pretensão,
Ou intenção, incomodei muita gente.

Mas tudo passou,
E a única certeza é de que
Minha lembrança
Muito breve, será apagada
Das salas, dos pátios, dos “colegas”.
É o ciclo natural da vida
Uns chegam, outros vão.
Um dia vou...

Mas com certeza
Continuo como doce lembrança,
Ainda que por milésimos de segundos.
Em situações diversas.
Momentos importantes ou descontraídos,
Serei lembrada por centenas
E centenas de pessoas
Que em algum momento desta minha meia vida,
Eu fui mestra na sua vida.

E com tranqüilidade os ajudei a
Se buscarem por águas mais profundas.
E como sonhei um dia,
Ensinei, desde os primeiros rabiscos
Até a equacionar a vida,
Dividir os sentimentos.
Somar conhecimentos
Multipliquei sonhos e esperanças.

E até resolvi problemas
De corações feridos, sonhos quebrados.
Perturbações contidas.
Compreensões não entendidas.
Do meu jeito,
A nenhum fui negligente
A todos me fiz presente.

Quando sair da escola,
Não para continuar a história
Mas por ter feito parte dela,
Do dever cumprido
E do sonho realizado.
E com certeza de que
Não fui a melhor
Mas o melhor de mim eu dei.

Pode parecer loucura querer ser professor
Para aqueles que param no meio do caminho,
Mas para aqueles que chegam ao final têm como prêmio a sabedoria do mundo.
É se refletir no futuro
Tantos nomes! Impossível de todos lembrar!
Tanta provas e notas...
Planos e projetos...
Tantos olhares, cumplicidade, carinho,
Ensinando e aprendendo!

Onde agora devem estar?
Que lhes reservou o futuro?
Preocupações...
Sucessos...
Decepções...
Vitórias...
Saudades...

Que navio fui para estes tripulantes?
De minhas lições, o que lhes ficou?
A certeza que tenho
É ter plantado uma semente
E ter um sonho sonhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário