segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Simone Possato - E. M. Sidney Coelho Nogueira


Ser professora é...

Ser sonhadora, ter esperança de conseguir formar cidadãos pensantes, críticos e, que tenham perspectiva de futuro promissor.
Ser professora é ser um pouco mãe, amiga, conselheira, que mesmo em momentos conflitantes com certos alunos lhes passa uma grande lição que ajudará no desenvolvimento e aperfeiçoamento de seu caráter.
Uma professora pode ter muito orgulho de sua profissão, ou uma enorme frustração. Isso vai depender muito de seu desempenho e atitudes dentro e fora da sala de aula, se faz seu trabalho com esmero ou apenas pelo salário. Dependendo da forma que a professora idealiza e concretiza seu trabalho, assim será o retorno que seus alunos lhe darão como recompensa pelo seu carinho e esforço em forma de gratidão ou não.
Por outro lado, ser professora traz tristeza e desilusão ao ver tanta falta de valorização por nossa classe, cada vez mais o sistema nos oprimindo e fazendo maiores exigências e o salário, nada! Também sofremos com a falta de acompanhamento dos pais e envolvimento com a escola e nenhuma perspectiva de futuro por parte da maioria dos alunos, hoje em dia. Mas, uma professora fica feliz ao ver um aluno seu alfabetizado por suas mãos, outro sendo o destaque da escola, alguns passando nos melhores vestibulares e outros que seguem nosso exemplo e se tornam nossos discípulos.
Enfim, ser uma professora que atua na educação infantil, no ensino fundamental e médio, até hoje, em toda caminhada foram mais alegrias do que decepções e em todo esse tempo não só houve ensino como aprendizagem também, pois tudo que é feito por amor e com dedicação, com certeza terá bons resultados.
Ser professora é uma linda profissão, mas exige dedicação e paciência, não para todos, só para os que fazem o que fazem com prazer.


Simone Possato – Sidney Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário